Faturando em um mundo 100% Web


fonte: http://under-linux.org/blogs/mlrodrig/faturando-em-um-mundo-100%25-web-2273/(Adaptado)

“Você quer mandar um email? Use seu browser. Você quer ver uma apresentação? Use seu browser. Quer fazer uma chamada VoIP? Fácil, use o seu browser! E uma videoconferência, como fazer? Adivinha só: use seu browser.

Esse é o mundo da Internet que o Google quer para o final de 2011, começo de 2012. Nesse mundo não existe programa instalado no seu computador (a não ser o sistema operacional e o navegador), o que significa que não existe etapa de instalação (o que é uma dificuldade para muitos usuários leigos) e nem atualizações (outra dificuldade dos usuários leigos).

Para garantir a viabilidade desse conceito, o Google está tomando conta de praticamente tudo necessário para isso:

  • Sistema operacional Android para celulares
  • Chrome OS para notebooks
  • Naveador Chrome
  • Hospedagem das aplicações em nuvem, como Google Apps, Apps Engine, Gmail, Google Voice, etc.

Com essa estratégia o Google pretender matar o sistema operacional, tornando-o um acessório (que era o objetivo inicial do Netscape, 5 anos atrás). Windows 7, Windows 8, Linux, Chrome OS, que diferença vai fazer o sistema operacional? Tudo isso vai servir apenas para executar o navegador…

Nesse mundo o acesso a Internet vai ter que ser universal. E na verdade hoje em dia, praticamente já é, com 3G e hotspots em todos os lugares. É verdade que o 3G ainda é uma carroça em algumas localidades, mas trafega. O aumento da sua capacidade é apenas uma questão de tempo, pois, em 2014, já deveremos ter, mesmo aqui no Brasil, 3G com velocidades na casa dos 2Mbps por aparelho, de verdade.

Como eu gosto de colocar nos meus posts sobre tecnologias futuras: como poderemos nos beneficiar, ganhar dinheiro com isso?

As aplicações (e-mail, ERP, VoIP, etc) vão estar web, mas de maneira desconexa. Muitos dos clientes finais, usuários de tecnologia, vão precisar de ajuda para aprender a acessar essa tecnologia.

Os consultores que souberem ensinar os usuários e tirar proveito dessas tecnologias, gratuitas ou pagas, será um deus para os clientes dependentes.

O Gmail é de graça, o Google Apps com email tem custo, mas não paga comissão. Então como ganhar dinheiro? Simples, ensinando as empresas a criar o seu domínio no Google Apps e prestando consultoria no uso das aplicações, com treinamento, suporte remoto e suporte on-site.

O cliente tem um computador antigo, cobre para transforma-lo em uma maquina web, instalando Linux com um Google Chrome. Como os aplicativos estarão na web, não vai fazer muita diferença. Cobre pela instalação, manutenção e suporte.

O mundo open-source e o mundo web-cloud do Google tem muito em comum: o “produto” tem custo zero ou muito baixo, mas os clientes finais necessitam de suporte e consultoria confiável para aprender a usar e ter um suporte.

Mas lembre-se: cada empresa é diferente, não existe duas empresas iguais, então, para ser um consultor de sucesso nessa área, obedeça a principal regra do consultor: ouvir muito, falar pouco. Entenda a necessidade do cliente, deixe ele falar, deixe ele apresentar suas dificuldades e dúvidas. Com essas informações, use da criatividade e do seu conhecimento para sugerir as aplicações e serviços (tanto open-source como cloud-web) que melhor o atenderão.

No final, mesmo que o open-source e o cloud-web sejam de graça, o seu cliente sempre vai necessitar de um suporte confiável para manter isso tudo operando.”

Anúncios

Sobre Juliano C. Rossi

Primeiramente, sou o apaixonado pela belíssima flor Danielle! Depois filho e irmão. E, por último, Programador Júnior para soluções embarcadas em C , estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e participante de curso de Formação Java.

Publicado em 17/12/2010, em Curiosidades e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: