Como se tornar FAIXA PRETA em JAVA


 fonte: http://fernandofranzini.wordpress.com/2011/03/02/javablackbelt-se-torne-faixa-preta-em-java/

JavaBlackBelt é uma comunidade para desenvolvedores Java open-source de avaliação de competências. É o local criado especificamente para que os desenvolvedores Java tenham a sua capacidade e o seu conhecimento tecnológico realmente comprovados e reconhecidos.

Objetivo

Percebemos que os desenvolvedores Java têm habilidades de desenvolvimento não reconhecidas. Todos têm de aprender uma ampla quantidade de tecnologias e frameworks para poderem se tornar efetivamente produtivos, levando em média nove meses para que um desenvolvedor Java Júnior  tenha capacidades reais de escrever uma aplicação de negócio. Infelizmente, na maioria das vezes, não se possue uma  medida padronizada, estabelecida e reconhecida.
Com JavaBlackBelt, deseja-se proporcionar a cada um desenvolvedor Java, um caminho alternativo para medir, demonstrar e comprovar suas habilidades técnicas.

Certificações

A forma clássica de medir e demonstrar habilidades (além da experiência de entrega de projetos com sucesso) é através de certificações. A Sun/Oracle propõe certificações de alta qualidade que mede o quão bem você conhece e domina a especificação.

Entretanto, nos sentimos frustrados por essas certificações, porque elas não combinam com o que um típico desenvolvedor Java sabe realmente. Sentimos que existe um buraco enorme na comunidade:

  • apenas um pequeno subconjunto das tecnologias necessárias são abrangidas pela certificação;
  • o conhecimento necessário para ter sucesso com estas certificações é mais extenso que a maioria dos desenvolvedores precisa em seu projeto.

JavaBlackBelt é de toda a comunidade. Eis a ideia central em torno deste conceito: qualquer pessoa pode sugerir uma nova pergunta. Todos participam estudando, passando nas provas e contribuindo com nova perguntas. Para todas as informações acesso o link oficial.

Funcionamento

Após devidamente cadastrado, cada aluno tem um plano de estudos de exames previamente configurado para que possa ser tornar um desenvolvedor Java. Todos os iniciantes começam como faixa branca. Dentro do plano de estudos, os alunos podem ir fazendo o curso on-line, ter workshops com exercícios e por fim prestar o exame na medida do seu tempo livre.

Dependendo do nível, o aluno precisa passar em varias provas para mudar de faixa. Objetivo é se tornar faixa preta em Java!

Se você por acaso tem interesse em investir no aprendizado em Java, mas não nas certificações oficiais, o plano de estudo e provas do JavaBlackBelt é uma ótima forma (gratuita) de comprovar conhecimento no seu currículo. Bons estudos para todos!

Anúncios

Sobre Juliano C. Rossi

Primeiramente, sou o apaixonado pela belíssima flor Danielle! Depois filho e irmão. E, por último, Programador Júnior para soluções embarcadas em C , estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e participante de curso de Formação Java.

Publicado em 02/03/2011, em Java e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Parabéns Juba!!!!

    Excelente post, precisa divulgar mais, vc se,pre coloca materias legais, essa por exemplo só vi por que estava no facebook, adiciona meu e-mail na sua newsletter e envai as atualizações. Um grande abraço e continue assim, vc está no caminho certo…

    • Valeu Marcus! Realmente muito obrigado.

      Que bom que você gostou dessa matéria. Espero que também goste das próximas.

      Quanto ao newsletter você pode adicionar seu e-mail no campo

      “Assine este blog!” e você receberá e-mails sempre sobre os novos posts.

      flw!

  2. Ficou show o esquema do iphone!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: