As diferenças entre iPad e iPad 2


fonte: http://under-linux.org/diferenca-entre-ipad-e-ipad2-2465/

No lançamento do iPad 2, Steve Jobs, fundador e atual CEO da Apple, realmente surpreendeu a todos apresentando um tablet mais poderoso, sem mexer um centavo sequer no preço do produto. O iPad 2 foi lançado com muitas novidades, mas também com muitas funcionalidades inalteradas, e até algumas particularidades ausentes.

Novidades

Sabemos que muita coisa mudou, por isso vale conferir em detalhes todas as principais diferenças entre o iPad 2 e o iPad original.

Mais Fino e Leve

Sim! Para o tablet de maior sucesso no mercado, houve uma redução gritante de espessura e peso nesta segunda versão. O iPad 2 ficou 30 por cento mais fino que o iPad original, tendo agora apenas 0,34 polegadas de espessura. Isso significa que você terá um tablet em mãos com menos de 1 centímetro de espessura. (0,87 centímetros). Outro mudança muito bem vinda está no seu novo peso, agora com apenas 1,3 pounds. O novo iPad possui menos de 1 kg de peso (aproximadamente 590 gramas).

Processador Dual-Core

O iPad 2 vem embarcado com o mais novo processador dual-core da Apple, feito de última hora somente para embarcar na nova versão do tablet da Apple. Diferente do iPad original que vem embarcado com um processador A4 de um núcleo (A4/APL0398), o iPad 2 vem com o novíssimo A5 dual-core (A5/APL0498). Com isso, a Apple prometeu (e cumpriu) que a nova versão de seu tablet viria com pelo menos o dobro de performance de CPU, além de 9 vezes a performance gráfica.

E a concorrência que “corra atrás do prejuízo”. E o únicos que poderão se equiparar em poder de fogo de CPU serão os tablets Android embarcados com processadores também dual-core. Porém, eles ainda nem chegaram ao mercado, fazendo com que o tablet da Apple coma cada vez mais esse mercado.

iOS 4.3

Outra novidade para casar com o poderio do hardware do iPad 2 é a mais nova versão de seu sistema operacional, o iOS 4.3. Para começarmos, com essa nova versão de iOS, os usuários terão uma melhoria drástica em sua navegação, utilizando o Safari. Nós, aqui no Under-Linux, fizemos uma matéria detalhada sobre seu lançamento.

Outra novidade está na capacidade de uso de hotspot tethering com o iPad e o iPhone, mas para isso é preciso que o usuário adquira seus respectivos planos junto a suas operadoras, se assim quiser utilizar essas funcionalidades. Através de seu novo iPad 2, você poderá se conectar com seu iPhone via rede Wi-Fi, e utilizar a conexão 3G para acesso a Internet. E você ainda poderá compartilhar arquivos de mídia (áudio, vídeo e imagens) através do iTunes presente em seu PC ou Mac, através de dispositivos iOS.

CDMA

O iPad 2 vem com um módulo de dados para celular na parte traseira superior, permitindo que seus usuários possam se conectar a redes CDMA como a disponibilizada pela Verizon Wireless. Com isso, seu novo iPad terá mais uma forma de conexão como opção disponível.

Cameras e Face Time

Do iPad original para o iPad 2, o usuário saiu de nenhuma para duas cameras – uma frontal e uma traseira. A frontal servirá para o usuário efetuar chamadas de video com outros usuários através do FaceTime,e a traseira é uma camera de alta definição (HD), permitindo que você tanto fotografe como crie videos de sua escolha. Use seu iPad tanto para video-conferência via Wi-Fi, quanto para fotografias e filmagens.

Capa Protetora “Inteligente”

Esta é a novidade mais “inusitada”. Na apresentação do iPad 2 ocorrida no dia 2 de Março de 2011, Steve Jobs também apresentou uma capa especialmente desenhada para seu mais novo tablet. Este produto ultra-leve e está disponível em uma razoável variedade de cores, e se fixa a tela frontal do iPad 2 através de imãs auto-alinháveis. O mais interessante é a parte “inteligente” da capa de proteção que permite ao usuário dobrar e desdobrá-la, criando novas formas (úteis), como um suporte para leitura, apresentação de videos, ou mesmo como uma base para teclado. Val a pena ver o demo interativo na página oficial do produto.

Giroscópio de 3 Eixos

Além do já existente acelerômetro e compasso, o iPad 2 vem embarcado um poderoso giroscópio que funciona nos três eixos de rotação. Com ele, os futuros jogos para o produto nunca mais serão os mesmos. Claro que os desenvolvedores terão de corresponder as novas funcionalidades e criar suas obras-de-arte para o mercado de jogos para uso no iPad 2.

Agora também na Cor Branca

Pode parecer loucura, mas muitos acham que essa nova opção é um “extra” e tanto para o novo iPad. Se você já não aguentava mais ver os produtos da empresa da maça somente vindo em preto, agora poderá encomendar seu pequeno possante em puro branco. Mas não vale se decepcionar depois! Normalmente os produtos brancos são os primeiros a se apresentarem “encardidos” com pouco tempo de uso. Será que a Apple planejou alguma surpresa paa evitar o inevitável e manter seu iPad em puro branco para “sempre” (i. é: até o lançamento do iPad 3, onde você será obrigado a comprar a nova versão)?

Inalterado

E para quem pensa que só de novidades vem embarcado o novo tablet da Apple, se enganou. Algumas características e funcionalidades consideradas de peso, se mantiveram inalteradas. Vamos conferir?

O display

Sabemos que muitos mantinham essa fantasia, que o novo iPad teria uma tela com melhor resolução mantendo o mesmo tamanho. Muito antes de seu lançamento já se especulava qu o iPad 2 poderia vir embarcado com uma tela de alta resolução com a do iPhone 4, a Retina Display. Ledo engano! O iPad 2 continua com o mesmo tamanho de tela (9,7 polegadas diagonais) e a mesma resolução (1024×768 pixels). Isso significa os mesmos 132 pixels por polegada quadrada.

Mas isso não é motivo para tanto pessimismo. Não tem o ditado que diz: “em time que está ganhando não se mexe”? Pois bem, faça este seu caso. Até o momento nenhum tablet sequer chegou perto da primeira geração do iPad. Muitos tentaram e continuam tentando (de maneira errada) criar tablets “concorrentes” com tanta discrepância quando o assunto é tamanho e resolução de tela. E com isso vivem perdendo oportunidades de ouro no mercado de tablets.

Por que você acha que um tablet com menor área visível (e consequentemente, menor resolução) ganharia o mercado do iPad? No ponto de vista de muitos analistas, nenhuma tela de tablet deveria ser menor que a do iPad; muito menos sua resolução. Quem quer telas menores, que compre um smartphone. Mas não espere utilizar o mesmo como um tablet.

Outros se arriscam com telas em formatos mais “wide”, tentando convencer seu (possível) futuro cliente a comprar seu produto pois ele é “ótimo” para apresentação de filmes de “tela de cinema”. Para que raios alguém (em sã consciência) compraria um tablet para sub-utilizar o mesmo vendo apenas filmes? E a apresentação de conteúdo? Acha que a melhor é a wide? Mais um grande erro dos supostos “concorrentes”.

Bateria

Esta talvez seja o mais surpreendente dos recursos inalterados. O iPad 2 vem com a mesma bateria que seu antecessor, e com a mesma capacidade para as 10 horas seguidas de navegação Wi-Fi, apresentação de video, ou mesmo escutando música. E isso é incrível! Mesmo com todo o poder de fogo do novo processador dual-core A5, e da nova versão do iOS, o iPad possui a mesma bateria recarregável de 25 Wh (Watt-hora). Levando-se em conta que o voo atual mais demorado leva em torno de 10 horas, o iPad permite que um viajante (com muita insônia) consiga usar seu brinquedo durante todo o percurso sem precisar recarregar.

Wireless e Celular

Mesmo sabendo que o iPad 2 vem com novo suporte para rede CDMA, sua funcionalidade wireless e a mesma com o Wi-Fi 802.11abgn, Bluetooth 2.1 + EDR, além do multibanda UMTS/HSDP/HSUPA apenas para dados, e o GSM/EDGE. Mas com os atuais serviços de rede implementados no mundo pelas operadoras, não seria nenhuma vantagem lançar algo melhor ou inovador, já que o público dificilmente poderia utilizar, seja pela ausência do serviço, ou seu preço estratosférico.

Preço e Armazenamento

Essa por sinal é uma “funcionalidade” inalterada que todos adoraram: o preço do novo iPad não mudou nenhum centavo! Você terá o mesmo preço para o novo produto dentro das já conhecidas opções de armazenamento de 16GB, 32GB e 64GB. Se você tem o primeiro iPad de 64GB responda a minha pergunta: você realmente precisa de mais espaço de armazenamento?

O Que Faltou

Mas nem tudo são flores com o lançamento do iPad 2. Muitos esperavam ver o produto embarcado com uma série de funcionalidades consideradas “essenciais”, mas ficaram a ver navios. A primeira delas e a ausência do Adobe Flash nesta plataforma. Particularmente eu concordo com Steve Jobs e acho que o futuro deveria ser investido em HTML5 e correlatos, para jogar o Flash direto na lata do lixo. Mas esse produto da Adobe ainda possui uma interminável fila de seguidores. Claro que sua ausência não será desculpa para o iPad 2 perder mercado. Se assim fosse, tenho certeza que a empresa da maçã mudaria sua política quanto ao Flash num estalar de dedos.

O iPad 2 ainda não veio com conexões via USB. Transferência de informação por enquanto só wireless para esse dispositivo. Por que? Talvez a ausência de um conector USB esteja e muito ajudando a Apple não somente contra a pirataria, mas também com a utilização de seu produto “fora de suas especificações”.

Se ficasse absurdamente mais fácil transitar grandes quantidades de dados pelo iPad em modo físico, aposto que o tablet da Apple já estaria mais do que hackeado e sendo utilizado até mesmo pelos usuários comuns de várias maneiras: todas contra o modo-de-uso que a empresa deseja impor a seus clientes.

E para os que acham que os 64GB internos são insuficientes para seus sonhos de “dominação mundial”, terão de esperar a boa vontade de Jobs em implementar um slot para cartões microSD numa terceira ou quarta versão do iPad. Infelizmente, o iPad 2 ainda não permite esse tipo de “expansão”

Anúncios

Sobre Juliano C. Rossi

Primeiramente, sou o apaixonado pela belíssima flor Danielle! Depois filho e irmão. E, por último, Programador Júnior para soluções embarcadas em C , estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e participante de curso de Formação Java.

Publicado em 15/03/2011, em Curiosidades e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: